top of page
pexels-cottonbro-5102563.jpg

16/10/2020 - 19hrs

Danças e branquitudes

Ingressos

Gratuito

Duração:

01h30min

fafi.jpeg

Convidada

Fafi Prado

Fafi Prado é comunicadora e artista educadora. Atuou como formadora de Artes Integradas no Programa de Iniciação Artística (PIÁ) e no Programa Jovem Monitor Cultural, ambos da Secretaria Municipal de Cultura. É criadora do coletivo Projeto Matilha de In(ter)venções Artísticas em espaços públicos e integra o Núcleo N´Kinpa de Culturas Negras e Periféricas, onde vem se dedicando a questão das relações raciais na educação.

Rita.jpeg

Convidada

Patrícia Pina Cruz

Rita Cavassana  é artista interdisciplinar, performer, arte educadora, diretora e produtora cultural. Mestre em Artes Cênicas pela UFRN (2019). Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo PUC-SP (2007). Como coreógrafa e diretora, foi contemplada no Edital Novos Coreógrafos Site-Specific do CCSP(2011), Proac Primeiras obras (2012). Como pesquisadora e produtora cultural juntou-se à equipe da Acervo Mariposa, videoteca especializada em dança (2008 até 2010). Foi educadora em programas Programa Vocacional e Fábrica de Cultura de 2012 até 2016. Atua como professora de dança no Programa Pronatec Fic  na Fundação das artes de São Caetano do Sul.

Cristina Ávila_.jpg

Convidada

Cristina Ávila

Formada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP/SP (2001). Trabalhou como atriz até 2002, quando começou sua formação e trajetória como intérprete em dança contemporânea, integrando grupos e projetos diversos de criação em dança e teatro em São Paulo e Diadema. Desde 2002 atua como artista-orientadora em projetos de formação em dança e teatro na capital e em cidades do interior do Estado, e desde 2012 trabalha também com registros e edições em vídeo. Atua como intérprete e assistente de produção da iN SAiO Cia. de Arte desde 2010, companhia que tem direção de Claudia Palma em São Paulo.

Release

Neste encontro traremos um assunto urgente: danças e as branquitudes. Para que possamos tensionar questões estruturais e históricas, refletir sobre as políticas públicas e privadas, propor possíveis ações transformadoras, divergir ou confluir a partir das experiências e vivências das convidadas presentes neste encontro.

ivan.jpg

Convidado

Ivan Bernardelli

Diretor e bailarino da Cia. DUAL, Ivan Bernardelli desenvolve espetáculos e conduz processos artísticos a partir de mitologias e fenômenos históricos relacionados à cultura brasileira. Há quinze anos investiga as bases técnicas e estruturais das danças desenvolvidas no Brasil ao longo dos séculos em relação aos contextos culturais, sociais e filosóficos em que se desenvolvem, propondo transposições e releituras por meio das estéticas contemporâneas. A companhia foi premiada pelo FETEG MG 2019, Prêmio Arte e Inclusão 2018, Prêmio Brasil Criativo 2016 e indicada ao Prêmio APCA 2017 e Prêmio Bravo 2017. Além da DUAL, Ivan Bernardelli dirigiu espetáculos para a Companhia de Danças de Diadema (SP), Cia. Sansacroma (SP), Coletivo Trippé (PE) e para o Grupo Experimental, de Recife (PE). Como bailarino, integrou os elencos do Balé Folclórico de São Paulo, Companhia de Danças de Diadema, Cia. Siameses e Cie. À Fleur de Peau (França), entre outras.

Claudia Palma- foto Claudio Higa.jpg

Convidada

Cláudia Palma

Diretora artística, intérprete e coreógrafa da iN SAiO Cia de Arte, companhia de dança independente da Cidade de São Paulo. Natural de São Paulo. Graduada em Educação Física pela FEFISA. É professora do curso de Pós-Graduação em Dança e Consciência Corporal da Universidade Estácio de Sá, FMU e USCS (Dança Contemporânea). Foi Coordenadora de Equipe do Programa Vocacional de 2010 a 2016 (SMC). Sua formação em dança abrange diversas técnicas, como a dança clássica, moderna e as múltiplas tendências relacionadas à área da dança contemporânea - com as quais trabalha atualmente nas suas pesquisas corporais. No cenário da dança paulistana atuou em grandes companhias, como Grupo Casa Forte, Cisne Negro Cia. de Dança, República da Dança e Balé da Cidade de São Paulo - Cia.1 e Cia. 2 (até 2009). Recebeu os prêmios APCA de Melhor Bailarina 1989 e Estímulo Mambembe de Melhor Intérprete 1994. É Eutonista formada pelo IBE (Instituto Brasileiro de Eutonia) e está como Vice-Presidente da CPD - Cooperativa Paulista de Profissionais da Dança.

bottom of page