O Núcleo surgiu durante o Projeto “Processos Performativos – Corpo: Estado De Memória | Clandestina – Formação Continuada em Arte Educação, Intercâmbio e Circulação de Espetáculo”, contemplado pelo FunCultura Guarulhos 2019/2020 com apoio Secretaria Municipal de Cultura de Guarulhos e realização da Neumann Produções. As atividades ocorreram no espaço online devido a crise sanitária acometida pelo COVID-19 onde o projeto teve que ser adaptado por inteiro, com o objetivo de acolher e orientar artistas das mais diversas linguagens para compartilhar seus processos criativos em coletivo via chamamento público. Ao final dos encontros as pessoas que participaram da orientação artística do Núcleo puderam integrar a programação do festival e mostrar suas obras artísticas, além de participar do ciclo de lives da ClanFIV – Clandestinas Festival Internacional de Videodança.
O Núcleo de Provocações Cênicas tem como propósito desde o início do projeto sua existência, criação de obras artísticas de dança-performance e formações artística com convidados de diversos gêneros e estilos de dança e artes do corpo, possibilitando o uso de múltiplas linguagens em técnicas de dança, performances, tais como recursos de improvisação, dramaturgias, composição coreográfica, happening e outras abordagens sob direção, idealização e orientação de Nata Neumann.
OBRAS ARTÍSTICAS DO NÚCLEO
-
ANTAGONISMOS: é uma proposta inacabada com contradições, uma expressão de oposição entre duas ideias, traz novas possibilidades de movimentos em busca de expressar sua subjetividade e paradigmas. A pesquisa artística de “Antagonismo” emergiu da reflexão sobre clandestinidades e branquitude crítica, levando em consideração as provocações políticas que afetam nossas vozes e expressões corporais, os impactos da crise sanitária COVID-19 e as contradições sociais que ocorrem em lugares de oposição. Assim, nessa trajetória, Nata Neumann propõe a reparação, a retratação e quebra de narrativas eurocêntricas, que infelizmente estão enraizadas na sociedade e são extremamente repressoras e imobilizadoras.
-
CAMINHO... ENTRE LAMA E TEMPESTADE: Projeto contemplado pelo do Edital 003/2023-SC de Fomento ao Teatro e à Dança da cidade de Guarulhos que tem como fundamento e práticas de diversas danças, tais como jazz afro, dança contemporânea, danças somáticas, performance, e outros. O seu principal objetivo foi a realização, criação e circulação de um espetáculo de dança-performance multimídia e formação em dança em diversas regiões da cidade. Este projeto-espetáculo inspira sua pesquisa artística nas paisagens naturais, urbanas, rurais e virtuais da cidade, em um prisma em que a poética e a composição sejam pressupostos de imersão investigativa para composições, dramaturgias, conflitos, contradições, movimentos e encontros entre o corpo e a natureza.
O projeto também contou com diversas parcerias para que pudesse ser bem sucedido, ao todo passaram pelo projeto cerca de 23 pessoas na equipe técnica desde as formações com as artísticas orientadoras durante a residência artística, equipe de produção cultural e apoio técnico, equipe de criação de identidade visual, fotografia e filmagem.
FICHA TÉCNICA:
Coreografia, criação e performance: Nata Neumann
Direção artística e roteiro: Nata Neumann
Provocações Cênicas: Angela Adriana, Guinho Nascimento e Thais Ushirobira.
Aderecista e Cenografia: Nata Neumann | Figurino: Nata Neumann e Reiko Otake | Bodypainting e Máscara: Juliana Seabra | Costureiras: Raimunda Santos, Tania Soliano e Reiko Otake.
Direção musical, composição e trilha sonora: Livia Golden | Sonoplastia, técnica de som e projeção: Raul Vicente | Iluminação e técnica de luz: Fernanda Carvalho.
Formação Artística e Preparação Corporal: Fernanda Faran (Jazz Afro), Fernanda Nascimento (Circo e Ginástica Acrobática) e Thais Ushirobira (Danças Somáticas) | Artístas Orientadores Convidades: Chris Chaves (Danças Urbanas), Andrew Oliveira (Dança Contemporânea e Vogue) e Melissa Babalu (Drag).
Direção artística de vídeo e fotografia: Nata Neumann
Direção fotografia, Assistente de gravação e Captação de vídeo: Noelia Nájera (projeção) e André Okuma (espetáculo ao vivo).
Edição de vídeo: André Okuma.
Videografia e roteiro: Nata Neumann e André Okuma.
Fotografia externa para identidade visual: Noelia Nájera.
Fotografia de estúdio para divulgação: Dani Souza.
Fotografia do espetáculo e ensaio externo: Reiko Otake.
Idealização: Núcleo de Provocações Cênicas | Direção de Produção geral, executiva-cultural e artística: Nata Neumann | Produção Cultural: Will Carbônica, Maysa Ogata e Noelia Nájera | Assistentes de Produção Cultural: Karina Firmino e Dico de Brito | Produção Local: Alex Araújo, Juliana Seabra e Paulo Gustavo | Social Media: Dani Aoki | Criação de Identidade Visual: Hugo Bachiega.
Agradecimentos: Casa de Caridade Pai João da Ronda Recanto Quiguiriçá, Pai Luiz Soliano, Mãe Marilda Soliano, Mãe Viviane Soliano, Tânia Soliano, Guinho Nascimento, Thais Ushirobira, Polly Beatriz, Manoel Dias do Nascimento, Marilene Dias, Fabio Tsuneo, Paulo Gustavo, Livia Golden, Hélio Lima, Pretah Thaís, Reginaldo Rodrigues Gomes, Projeto Clam, Juan De Las, Isaura Guzman, Coletivo 308, André Okuma, Pamela Regina, Alexandre Villas Boas, Juliana Seabra, Rosane Brambilla, Franklin Jones, Alex Araújo, Cia do Caminho Velho, Rubens Oliveira, Andressa Pacheco, Ariel Rodrigues, Equipe CME Adamastor e EPG Jorge Amado.